sábado, 19 de julho de 2014

Também há bichos maus no Verão!

Tenho andado um pouco ausente destas lides "blogueiras" (como dizem as brazucas), porque esta casa anda que não se aguenta! Parece que estamos em pleno Inverno, só se ouvem tosses, espirros, farfalheiras, no frigoríico há continuamente um frasco de antibiótico, a máquina dos aerossois voltou a "bombar", enfim!...

A saga começou um dia em que não consegui chegar a tempo de ir buscar a M. à escola (mea culpa! Mea culpa!- digo eu, enquanto me fustigo com o chicote da culpa com que todas nós, mães, nos massacramos um bocadinho todos os dias). Mal a tirei do carro, vaticinei logo, qual oráculo certeiro e sem dúvidas: "Está doente!". O T. começa sempre por achar que sou uma exagerada, e que estou a ver coisas para além da realidade à vista de todos. Mas essa é mesmo a verdade: eu vejo para além do que os outros vêm, porque eu sou a mãe! Só a mãe possuem estas visões capazes de perceber qualquer alteração mínima que seja nos filhos, no olhar, na temperatura, no cheiro, na energia, e detectar logo quando vem aí coisa chata.

E assim foi, na manhã seguinte, tínhamos uma M. febril, foi toda contente para casa dos avós com o mano e à tarde fomos à pediatra: anginas. Começa o primeiro antibiótico. Passa-se o fim de semana. Segunda já podia ir à escola. Mas amanheceu novamente com febre! Pediatra com ela, novamente! Pois não achei nada normal a febre retomar a meio do antibiótico. Diagnóstico: pneumonia!

Bem, fiquei em pânico! Por ela, e pelo S., tão pequeno e tão frágil! Como tinha que os separar, no dia seguinte ficaria com ela e o S. iria para casa dos avós, mas eis senão quando o S. acorda cheio de febre, completamente murchinho e prostrado, deicidi ficar antes com ele. Bem, era angustiante ver o meu tourinho bravo, a minha cacholeirinha, completamente sem forças, com os olhos vazios e perdidos, que eu pegava ao colo e parecia um bonequinho de trapos. Ele que geralmente está sempre aos pontapés, a tentar esmagar-nos as bochechas com as mãos, a arrancar-me os cabelos, estava completamente quietinho. Até dormir, que costuma ser um castigo, ficava na cama a dormir sem qualquer resistência. Pediatra pela terceira vez: tinha um ponto branco, mas parecia muito em baixo para tão pouco, tínhamos que aguardar.

Mais uns dias se passaram e ele na mesma, voltámos à pediatra, os pulmões estavam limpos, melhor assim, mas a verdade é que a febre não ia embora, ou, se ia, voltava sempre.

A verdade é que o bicho, seja ele qual fôr, acabou por apanhar os brônquios, e lá começou a tomar o antibiótico. Agora já estão os dois bem melhor, foram as tosses que ainda se ouvem, e os aspiradores nasais que andam por aí no activo, mas foi uma saga para qual uma pessoa não está preparada em pleno Verão!

Enfim, mas o pior já passou, a M. já está recuperada, na sua vidinha normal de escola, e o S. pelo menos continua a resistir ao sono até à última gota de suor, e a acordar antes das galinhas (mas porquê, meu Deus??? Porquê??), e a mexer-se como um ciclista misturado com um lutador greco-romano quando está no colo, portanto, deve estar a ficar bem, também!

Sem comentários:

Enviar um comentário