domingo, 16 de fevereiro de 2014

Projecto: "Vou ser mais leve em 2014!"#1

É verdade, este é o meu novo projecto, ao qual estou dedicada de corpo e alma, que não está a ser fácil, mas não vou fraquejar! Os resultados vão compensar!

Como já referi aqui, sempre tive muito cuidado com a imagem, o corpo, o peso, pois fui sempre "rechonchuda" por adorar comer, e ser especialmente gulosa, então a partir da adolescência comecei a ter mais preocupação com o tema, e sempre que me propus emagrecer consegui. Já emagreci aos 17 anos (20 kg no espaço de um ano), apenas tendo cuidado com a alimentação e fazendo mais exercício, emagreci em 2001 quando acabei o curso e comecei a trabalhar, emagreci em 2005 acompanhada pelo querido Dr. Alexandre Fernandes, e voltei a emagrecer em 2007, sendo esta a época em que estive melhor, porque estava magra mas com bastante massa muscular, por praticar desporto de alta intensidade e frequência no Club L. Nos intervalos, lá ia recuperando lentamente alguns dos kgs perdidos, geralmente quando cedia mais à tentação da gula!

Depois veio, em 2009 uma nova fase da minha vida, conheci o T., casei em 2010, fui mãe em 2011 e no ano passado novamente, e, como o T. também é homem de alimento, juntou-se, literalmente, "a fome com a vontade de comer", e, a não ser pelas gravidezes em que ainda perco algum peso no início, isto tem sido sempre a aumentar! Pelo menos, tendencialmente!

Já tinha percebido que isto não ia lá com meias vontades, com conversas, tinha quer ser algo radical, tinha que ter alguma ajuda, e foi então que procurei a Dra Iara Rodrigues.

Já a tinha visto várias vezes no Você na TV e gostava da forma como ela abordava os temas, e sentia sempre que aprendia qualquer coisa (eu que até sou bastante esclarecida nestas matérias, pelo que acima já vos referi, já tinha inclusivamente falado nela aqui no blog, e por isso, pareceu-me uma escolha sensata!

Então lá fui eu, à Clínica White, conhecê-la pessoalmente!

A Dra Iara é uma simpatia, tive com ela uma empatia quase imediata, muito profissional, mas também muito meiga, sentimos que cuida mesmo de nós!

Depois das pesagens e da chamada "máquina da verdade" (uma máquina com uns eléctrodos que me acusou de ter quase metade do meu corpo em banha, de andar a comer que nem uma alarve nos últimos 4 meses, e que o meu corpo ainda pensa que alberga um bébé)! A Dra Iara atribuiu parte desta enorme retenção de líquidos e acumulação de gordura ao facto de ter tido bébé há muito pouco tempo, mas ainda assim a minha alimentação e sedentarismo também contribuíram.

Bem, conclusão...vou iniciar a Dieta 3 Passos!

A chave desta dieta é a restrição (nesta fase, absoluta!!) de hidratos de carbono, que é onde eu sei que prevarico mais (os lanchinhos, as tostinhas, as bolachas, etc), o que estabiliza os índices de glicémia, e aquela constante sensação de fome (devido à rápida absorção dos açucares, e consequente quebra a breve trecho), e a primazia da proteína, que facilita a construção de massa magra (muscular), sendo certo que, quanta mais tivermos, mais o nosso metabolismo vai queimar calorias mesmo em repouso.

E então é assim, este é o meu projecto para este início de ano! É ousado, arrojado, vai exigir de mim muito mais força de vontade do que das outras vezes em que me meti numa destas, porque agora tenho outras condicionantes: não consigo ir ao ginásio quando quero e ficar o tempo que me apetece, tenho dois filhos, e quando regressar ao trabalho vai ser "dureza", tenho uma casa para gerir, etc, etc... Mas vou conseguir!!

Quando iniciamos uma dieta é preciso ter presente que temos que ter muita força de vontade, estarmos focadas no nosso objectivo, e pensarmos no que o sucesso nos vai trazer de bom!

No momento, nem é propriamente a parte estética que me preocupa, mas mesmo a saúde, ou não só a estética, mas também a saúde, vá, porque começo a entrar uma idade em que, se não temos cuidado, o peso vem para ficar, e aumenta, aumenta, e o excesso de peso pode trazer consequências graves para a saúde.

E é assim, o meu projecto! Vou partilhando convosco os resultados, refeições, etc!

Não podemos esperar que as coisas mudem, somos nós que temos que mudar o que está errado!


Sem comentários:

Enviar um comentário