quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

As noites... Ai! As noites!...

As noites "agitadas" e a privação do sono, é, sem dúvida, uma das partes menos cor de rosa na maternidade, ou na parentalidade, uma vez que muitos pais hoje em dia já estão devidamente incluídos nas rotinas e tarefas diárias relativas aos filhos, inclusivamente, a gestão das noites.

Uma coisa que a minha experiência já sabe dizer-me é que não há bem que nunca acabe nem mal que dure para sempre (ou qualquer coisa assim?), ou seja, quando as noites andam assim calminhas, tudo a dormir com os anjinhos, devemos dar graças aos deuses, bater na madeira várias vezes, e nem falar muito no assunto para o universo não se baralhar; por outro lado, quando andamos a ter noites dantescas, devemos tentar não desesperar, pois também será apenas uma fase (que pode ser looonga, mas vai passar, garantidamente).

No caso da Madalena, os dois primeiros meses foram relativamente mauzinhos, mas nada do outro mundo, acordava duas vezes para comer, mas de cada vez eu demorava cerca de duas horas, uma a dar de mamar, e outra a andar pela casa toda com ela ao colo até adormecer. Sinceramente não sei se ela precisava ou se era eu que achava que ela jamais adormeceria se a colocasse logo na alcofa... se calhar foi mais a segunda hipótese... Aos 3 meses começou a dormir bem, umas oito horas seguidas, e como a deitávamos à meia noite dava para dormir a noite toda. Mas, uma semana antes de eu regressar ao trabalho, a danadinha deve ter adivinhado qualquer ansiedade em mim, e que eu estava prestes a "abandoná-la", e resolveu começar a acordar de hora em hora por causa da maldita chucha! E isso arrastou-se por muiiitos e loongos meses... Depois lá está, há fases em que estabilizava um bocado, depois bastava estar doente ou não dormir o suficiente durante o dia para a coisa descambar logo durante uns meses... sim, meses...

Entretanto, mais ou menos do ano e meio até aos dois anos, praticamente acordava uma vez, nós dávamos um biberon e voltávamos a dormir, mas no Verão foi caótico, não só para adormecer como durante a noite, pressentindo novamente a minha ansiedade pelas novidades que aí vinham: a escola e o mano.

Quando entrou na escola, passadas as primeiras semanas, começou finalmente a dormir a noite toda!! Mesmo com o irmão a chorar, ela continuava ferrada! Eu já me dava ao luxo de entrar pelo quarto dela de madrugada e pô-la na posição correcta e tapá-la (sim, porque aquela miúda adora dormir com a cabeça para os pés da cama, toda destapada...).

Entretanto, o Sebastião, que nos primeiros tempos tinha ali um intervalo de acordado entre as 3 e as 7h da manhã, mais ou menos, também começou a estabilizar e a acordar uma vez só para mamar.

Mas eis que tudo se altera!

A Madalena voltou a acordar à noite, e o Sebastião acorda uma vez para comer, e depois às 5h, 6h desperta, e só na minha cama é que volta a adormecer, mas sempre por 15 minutos, então eu vou acordando e adormecendo e acordando e adormecendo até já não conseguir esticar mais a corda!

Aaaaai, isto não é fácil, mas, de facto, no mundo do sono dos bébés e crianças nada está garantido... ainda vêm aí os terrores nocturnos, os pesadelos, e as noitadas em que vão para a discoteca e aí eu hei-de ter muitas saudades destes tempos em que não durmo mas ao menos tenho-os debaixo da minha asa...


Sem comentários:

Enviar um comentário