quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Caminhada matinal... revigorante!




Quando estava grávida da M., especialmente quando fiquei em casa (a partir da 34ª semana), comecei logo a fazer caminhadas aqui pelas redondezas. Sempre fiz exercício durante toda a gravidez, fazia hidroginástica, nadava, e frequentava o curso de preparação para o parto, mas a partir do momento em que vim para casa comecei mesmo a caminhar diariamente. A verdade é que me sentia muito mais em forma e mais leve do que agora (talvez porque, objectivamente, estivesse mesmo mais em forma e mais leve!!), mas a verdade é que nada disso amadurecia colos de útero ou provocava qualquer tipo de contracção de treino, nada, este útero era uma calmaria e a M. adorou lá permanecer, e assim foi até às 40 semanas e 3 dias, dia em que ela resolveu nascer, e senti pela primeira vez o que era uma contracção, o que era ouvir dizer que o colo do útero estava amadurecido e permeável e aqueles termos todos, pois até ia só me franziam a cara e diziam: "Hmmm... isto ainda está muito verde....", "que idade é que tem?? Pois, isto com a idade é mais difícil..." (nota, eu tinha 32 anos, não propriamente 46!! Mas enfim!)

Agora, com contracções desde as 20 semanas, repouso desde as 30, a ordem é exactamente a inversa, ficar sossegadinha, nada de grandes esforços, muita água, magnésio, etc. E assim tem sido, dentro do possível, pois quando se tem uma filha de dois anos descanso é já uma utopia não muito concretizável na prática, pois há sempre colos para aqui e para ali, brincadeiras infinitas, refeições, banhos, mudanças de fraldas, noites, enfim, é um descanso relativo! Mas pronto, não fiz qualquer espécie de exercício físico, na verdadeira acepção da palavra!

Mas agora já estou de 39 semanas, e sinto-me tão exausta (o que eu sei que, inversamente ao que se possa pensar, tem a sua origem exactamente no sedentarismo e na inactividade prolongada), que precisava fazer algo para "espevitar", o corpo, os músculos, a alma, pois nada como apanhar a brisa da manhã e encher os pulmões de ar puro e fresco da manhã para revigorar todos os sistemas.

Então, depois de deixar a M. no colégio, lá fui eu deambular por aí, subi escadas, desci escadas, andei, nada de muito exagerado, uma meia hora, e em casa ainda fiz uns alongamentos e uns exercícios de relaxamento ao som de música tibetana!

E que bela maneira de começar o dia! Parece um "shot" de energia, sentimos os músculos a trabalhar, a circulação, a pele a respirar melhor, que saudades que eu tenho do desporto num ritmo assim... diário! Sentia-me tão bem, tão leve (lá está, era mesmo bem mais leve, por esses tempos!...), enfim, um dia recupero o ritmo, até lá, é tentar fazer o que puder ir fazendo!

Agora é beber um batido de frutas multivitaminado (agora tem-me apetecido imenso batidos de várias frutas, assim bem fresquinho!), para repôr os sais minerais, e quem sabe dormir uma sestinha que as noites não têm sido muito descansadas!


Sem comentários:

Enviar um comentário