domingo, 10 de fevereiro de 2013

O primeiro acidente doméstico da Luazinha

Ainda não tinha tido oportunidade de contar que, apesar de todo o cuidado que temos, e nestas idades é mesmo assim (muita sorte, e mérito também, digo eu, já tive por chegarmos aos 20 meses e ser a primeira vez), a Luazinha teve no fim de semana passado o seu primeiro acidente doméstico! Nada de grave, mas que deixou algumas pequenas sequelas.

Eu estava a tomar banho, e a Luazinha estava também na casa de banho, sentadinha, e como achou piada aos sapicos, lá veio ela a deslocar-se de rabinho, mas de repente escorregou a caiu com a cara no chão, onde bateu na tampa do caixotinho do lixo, que se tinha deslocado e estava separada do próprio caixotinho (e que, depois disto, foi de imediato substituído por um novo, de plástico).

Eu quase que saltei da banheira, mas ela levantou-se, ficou a olhar para mim com um ar muito triste, quase sentida por eu não ter conseguido evitar aquilo (ou foi a minha própria consciência que olhou para mim assim...), mas não chorou. Por isso, na altura, pensei que tivesse sido apenas o susto.

Depois, quando lhe estava a dar o almoço, reparei que, debaixo de um olhinho, tinha um traço, ou seja, a queda na tampa não tinha chegado a ferir, mas tinha marcado a pálpebra inferior. Fiquei sobressaltada, mas ali tão perto da vista achei por bem não me pôr com desinfecções!...

Ao longo da semana, aquele olhinho começou a fazer pus, a ficar sempre muito choroso, e lá foi a Luazinha à urgência de Oftalmologia, tinha uma conjuntivite que pode, eventualmente, mas não é certo, ter sido provocada pelo traumatismo sofrido.

Então já anda a pôr umas gotinhas, colírio e antibiótico, para acabar com quaisquer bichinhos que se estejam por lá a querer desenvolver, e já se nota melhorias.

A moral da história é que, de facto, por muito cuidado que se tenha, e nós vigiamos constantemente a Luazinha, aliás, por vezes até penso que ela ainda não anda porque a protegemos demasiado, não conseguimos evitar tudo! Naquela situação, eu estava ao pé dela, mas dentro da banheira, e aquilo aconteceu numa fracção de segundos (e, mesmo não tendo sido grave, só eu sei a culpa que sinto por não ter conseguido evitar). Por isso, se algumas coisas não podemos evitar, é melhor controlarmos aquelas que estão ao nosso alcance, nomeadamente:

* nunca deixar um bébé sozinho num muda fraldas, cama, banheira, etc;
* proteger os cantos;
* colocar protecções em armários que contenham detergentes, fármacos, etc (há uns bons no Ikea);
* ter cuidado com as gavetas, portas, etc, lembrar sempre que os dedinhos dos bébés são mínimos...
* ter cuidado com brinquedos com peças pequenas e que se possam soltar, pois o bébé pode engolir;
* ter cuidado quando se circula com tachos de água quente, ferro de engomar, etc;
* cuidado com lareiras e aquecedores.

Mas vá, vamos ter estes cuidados mas também afastar maus pensamentos da cabeça porque não há-de suceder nada destas coisas aos nossos pequeninos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário