domingo, 27 de janeiro de 2013

Rituais na hora de dormir

Ufa... finalmente os sonos da Luazinha estabilizaram, e os nossos também. Excepto num serão em que não queria adormecer sozinha e eu sentei-me na senhorinha ao pé da cama, tentei fugir por cinco vezes mas a espertinha apanhava-me sempre a meio do caminho, até à derradeira e vitoriosa tentativa, tem tudo corrido às mil maravilhas (noc noc noc- bato na madeira). Por vezes já nem acorda durante a noite ou acorda e ninguém a ouve e consegue acalmar-se sozinha.

Felizmente tenho tido sorte com os sonos da Luazinha, não só os da noite como as sestas, ela é dorminhoca e faz umas looongas sestas de três horas ou mais, que nos permitem também descansar um bocadinho, arrumar a casa, organizar as nossas coisas, etc. De noite também corre tudo bem, adormece sempre sozinha e a única coisa que eu sei que já não devia acontecer é mesmo o dar o leitinho à noite, pois de vez em quando ela ainda acorda e nós damos. Eu bem sei que não devíamos, que são os dentes, as cáries, o peso, e mesmo o hábito, que ela já não tem idade, não precisa, etc, e sei que se durante uma semana não déssemos ela havia de perder essa "necessidade".

Mas por outro lado ela agora janta sempre um bocadinho mal, e cedo, é normal que lhe dê a fominha, e confesso que, no meio da madrugada, quando ela começa a chorar, eu sei que se lhe der um biberão em cinco minutos estou outra vez quentinha na caminha e ela na dela, se tentar consolar e distrair e não der, arrisco-me a estar ali a noite toda, o que, para quem vai levantar-se antes das sete, não é uma perspectiva fácil de encarar, naquele momento. E com o tempo, há-de passar.

Fora isso, corre tudo bem, e desde os primeiros tempos seguimos sempre o mesmo ritual, e é importante para eles terem uma noção de previsibilidade, acalmarem, e não terem os tais medos que muitas vezes não os deixam dormir, tentar seguir, dentro do possível, essa rotina.

Assim, os rituais na hora de dormir são:

» o banho- devido à acção da água quente, do período de descontracção que o banho pode proporcionar, essencialmente se fôr dado com calma e sem ser "a despachar" (por enquanto a Luazinha, sendo apenas uma, tem direito a banhos super prolongados, brinca que se farta, e tem ali a mãe e o pai a olharem para ela todos babados, não sei se, um dia que tenha um irmãozinho, dá para manter estas mordomias), o banho é um momento relaxante e que quebra a agitação do dia. Costumo usar o champô da Mustela ou o Johnson's Bons Sonhos, que é de lavanda, e o gel de banho também varia entre esses dois, sendo que, por vezes, tenho mesmo que usar só Mustela para peles atópicas, pois a Luazinha é muito sensível na pele.

» o creme e a massagem- até aos seis meses da Luazinha, e uma vez que fiz o curso de Massagem para Bébés, dava-lhe a massagem todos os dias antes de ir para a caminha, e associei muitas vezes esse facto à tal sorte dela por norma dormir bem (claro que teve as suas fases menos boas), não ter tido cólicas, etc. Usava óleo de sésamo, do qual também deitava umas gotas no banho quando ela era mais bébé. Também pode ser com óleo de amêndoas doces, ou qualquer um para o efeito, mas o óleo de sésamos foi-me mesmo recomendado pela enfermeira que me deu o curso. Compra-se nas lojas do género do Celeiro. Neste momento já não faço a massagem tem exaustiva, apenas uma mini massagem quando passo o creme, que também é Mustela ou Johnson's da linha Bons Sonhos. O cheirinho a lavanda é irresistível e no dia seguinte quando vamos buscá-la ao quarto ainda se nota.

» o colinho, com canção, história, conversa, ou, simplesmente, um silêncio cúmplice- na maioria das vezes canto-lhe uma canção, ou faço um resumo do dia dela, ou ficamos apenas sossegadinhas, que também é importante. Ainda não lhe conto história porque acho que ela ainda não aprecia muito. Mas já tenho ali uns livros com 365 Histórias, um conto para adormecer por cada dia do ano, para quando ela souber ligar mais às histórias.

» colocar na cama com suavidade e firmeza ao mesmo tempo, securizando- colocamo-la sempre ainda acordada na cama, despedimo-nos, aconchego-lhe a roupa. É importante ter um objecto de transição, mas por acaso a Luazinha já há uns meses que não tem nenhum peluche a dormir com ela. Na verdade acho que nunca lhes ligou muito. Mas sei que existem muitas crianças que gostam de dormir com o ursinho, o coelhinho, etc (falo por experiência própria, pois dormi com o meu Jaqui até bem tarde) e penso que resulta deixá-los como nossos "delegados". No caso da Luazinha, o que é importante é estarem pelo menos umas 4 chuchas...

Se estes rituais forem sempre seguidos, eles sabem sempre o que se segue, e a coisa só pode correr bem!

Para mais dicas, vejam o site da Jonhsons's, na parte da Rotina Bons Sonhos, acabei de fazer o perfil do sono da Luazinha e ela está em tudo no "óptimo", excepto no sono contínuo (pois dorme muitas horas mas ainda acorda uma vez de noite) e o facto de ainda beber leite!

Sem comentários:

Enviar um comentário