quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As primeiras palavras da Luazinha


Apesar de nos estar a dar grandes preocupações no que diz respeito ao desenvolvimento motor, uma vez que a aquisição da marcha está a ser um processo bastante lento, o desenvolvimento cognitivo e verbal da Luazinha tem-nos deixado descansados e super orgulhosos!

Costuma-se dizer que “uns andando e outros falando” e, de facto, a Luazinha é mais do falar, não fosse ela filha de quem é!

Desde os 7 meses, mais ou menos, que diz mamã e papá (ou mãe e pai), pelos 10/12 começou a dizer na perfeição “água” (aliás, ÁÁÁÁÁÁÁgua- assim mesmo, com uma entoação que parece quase sotaque italiano, pois parece meio cantada e com muito ênfase no ÁÁÁ, e sempre com o volume no máximo), e quando tinha cerca do ano começou a dizer “cá” para sapato e carro, sendo que agora já diz bem carro quando é carro, mas o sapato continua a ser “cá”, “rua”, “avô”, “avó”, e agora já mais próximo diz “gô” para gorro, “ró” para robe, “cócó” para o evidente, “não”, qualquer coisa parecida com “quer” ou “não quer”, “bó” para bola, “bábá” para bébé, “papa” também para a própria, e a mais recente, “pão”, que é dito assim de uma forma prolongada “paaaaaaaaaaaauuuummmmmm”. Devo dizer que desde que ela aprendeu a dizer pão, que ela simplesmente ADORA, que a nossa vida nunca mais foi a mesma, pois se chora e perguntamos o que quer, responde pão, se faz ronha ao jantar, começa a dizer que quer pão, se vamos passear e vê a minha mala, começa a apontar e a dizer pão (isto porque às vezes levo lá saquetas de bolacha maria e ela acha que é tudo a mesma coisa), e já aconteceu acordar de madrugada e quando eu lhe pergunto o que se passa, responder-me pão. Ora, uma pessoa acorda às 4h da manhã, vai ao quarto da criança e pedem-lhe assim pão, de sopetão, se não fosse o sono, só me daria para rir à gargalhada!

Então a Luazinha está na média para a idade dela em termos de palavras que sabe dizer, e compreende muuuito mais, aliás, acho que ela compreende mesmo tuuuuuuudo, e desde cedo também sabe apontar para muitas zonas do corpo: olhos, nariz, barriga, cabelos, crista (sim, coitadinha, eu pergunto onde está a crista, e ela aponta para a cabecinha), barriga, pé, mão, dedo, e também imitar os animais: o cão, a vaquinha, cavalo, macaco, lobo, gato, pato, ovelha, enfim, parece que tenho o zoológico lá em casa.

Adora dançar e ouvir música e já ensaia o canto, e já antecipa as letras e faz “as coreografias”.

Descobri recentementeque tem uma paixão assolapada pelo Panda (eu desconhecia porque ela connosco não vê televisão, portanto não me tinha apercebido, mas quando o viu no youtube, revelou-se!), a quem chama euforicamente de Pampa (pois, esta é mais uma palavra que ela agora diz bastante, passa a vida a chamar pelo Pampa).

Enfim, está uma fofa, vivaça, esperta, engraçada, linda, eu sei que sou suspeita mas é mesmo verdade! Só falta mesmo vê-la a andar e a correr de um lado para o outro para o meu coração de mãe serenar! Mas enfim, cada criança tem o seu ritmo e este é o dela!

Sem comentários:

Enviar um comentário