quinta-feira, 15 de março de 2012

Algumas vantagens da crise...

Ontem andava a cirandar pela Zara ao pé do El Corte Inglés (na verdade eu ia comprar uma prenda para um bébé que faz um aninho no sábado, e comprei.... mas também tive que trazer umas calcinhas muito lindas para moi même.... eu já tinha pago e tudo, já ia sair, mas elas apareceram à porta e rogaram-me que as trouxesse comigo!), quando sou abordada por uma menina com uma proposta para o Afinity Card. Este cartão ao que parece dá descontos nas lojas do Grupo Inditex (olha que chatice, Zaras, Bershkas, Massimo Dutti e Uterques de Portugal, preparem-se!), e ainda uns pequenos descontinhos em lojas alheias ao grupo. Não é nada por aí além mas para quem compra com alguma regularidade, como o Sunshine anda a tentar convencer-me que é o meu caso, lá há-de compensar!...

E o engraçado é que me dei conta que, no espaço de aproximadamente uma semana, adquiri uns quatro cartões de cliente, da Petit Patapon, da farmácia onde fui comprar o nebulizador, até do café onde vou todas as manhãs (esta foi linda, tendo em conta que eu costumo dizer que nem bebo muito café, porque nem bebo diariamente, sequer, mas a verdade é que já sou habituée a este ponto!!), e agora este cartão da afinidade! Fora os que já existem na carteira, do Continente, da Chicco, da Sportzone, da Perfumes & Companhia and so on!...

Mas o que é engraçado foi que percebi claramente que a crise pode ter efeitos positivos (temos é que ter espírito para ver o lado positivo da coisa!), porque para combater os seus efeitos e fidelizar os clientes, e estimulá-los para o consumo, as lojas/marcas não têm outro remédio senão baixar os preços, mas fazem-no dando esta subtil graxazinha de "só para si... que é tão especial... ora aqui está um cartãozinho...."- diga-se de passagem, tem muito mais charme, do que dizer: "em vez de custar x custa y", faz-nos sentir alvo de um tratamento diferenciado, mesmo não sendo, acho que surte um efeito muito mais eficaz. Eu própria confesso que até senti uma ponta de orgulho com o cartão de cliente do café (uau!!!!), claro que durou apenas até perceber que todos os clientes estavam a receber um!!

Claro que sei que isto não é nada positivo e blá blá, que isto quer dizer que as lojas estão com cada vez menores margens de lucro, e vão acabar por reduzir custos, fechar, despedir pessoal, mas também não precisamos ser tão pessimistas, é bom porque estimula o consumo e é isso mesmo que é preciso, é as pessoas mexerem-se, comprarem, irem jantar fora, irem de férias. Pronto, ao menos é bom sonhar, e poder dar-nos a esse luxo de vez em quando!

Eu cá aceito todos os cartõezinhos de descontos que me quiserem dar!

Sem comentários:

Enviar um comentário