quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Scccchhhhhhhhhh....

Temos que falar baixinho..... ela pode acordar...

Ontem a noite não correu mal, chorou uma única vez mas apenas por causa da chucha e comeu apenas pelas seis da manhã. Tenho que admitir que, tirando as choradeiras daquelas vezes em que acordou passado pouco tempo de estar deitada, as noites em si têm corrido muito melhor (madeira truz truz truz), acorda uma vez por causa da chucha e outra para comer.

Hoje andei noutros blogues a estudar este tema e dei-me por muito feliz!! Pois sou uma sortuda, afinal! Desde que voltei a trabalhar, portanto de há uns 4 meses a esta parte, deito-a sempre acordada, e ela adormece sozinha, quase sempre, mesmo ao final da tarde, se volto para casa a tempo de ainda a pôr a dormir uma sestazinha, é assim. E descobri que isso é RARO! Aliás, enquanto estava de licença, demorava HORAS a adormecê-la, de madrugada ou durante o dia, mas depois em casa dos meus pais aprendeu a ir para a alcofa e a adormecer all by herself e eu agora faço o mesmo. Pelo que li, as mães desgraçadas passam horas a adormecer os filhos, têm que ficar lá quase enfiadas no berço com eles, e depois quando eles acordam quase de hora em hora, é outro 31 para adormecerem outra vez!

Depois dei com uma grande discussão sobre o método Estivill, que é mais ou menos o "deixá-los chorar que eles hão-de calar-se". Mas digo mais ou menos porque acho que no fundo não é bem assim. O que ele fomenta é exactamente que se deve deitar a criança acordada, dar-lhe um objecto de consolo (o peluche, a chucha, uma fralda), explicar-lhe que são horas de dormir e, caso ela chore, entrar no quarto apenas para tranquilizá-la, evitando o contacto físico.

E por acaso, mesmo sem ter lido nada disto, é exactamente isto que faço. Mas claro que não sou radical ao ponto de deixá-la chorar não sei quantos minutos só porque a teoria é essa, aliás, não sou apologista de deixar bébés a chorar desalmadamente sem serem acudidos, acho que só piora a situação, enerva-os (e a nós também) e não me parece que venha nada de bom para um bébé chorar até arranhar o peito e ninguém o acudir. Por isso, a minha "escolha" situa-se, como acho que em muita coisa nestas lides da parentalidade, no meio termo. Por acaso faço estas coisas todas porque intuitivamente me pareceu adequado, dou-lhe o peluche, deito-a acordada, explico que tem ali o burrinho e o porquinho a tomar conta dela, e simplesmente saio depois de me despedir e confortá-la. Se ela chora, vou lá, e sem a tirar da cama, consolo-a, posso até tocar-lhe, mas vou lentamente deixando de fazer festinhas, afastando-me da cabeceira mais para os pés da cama, até sair do quarto em definitivo. Mas se ela chorar MUITO e MUITO TEMPO, como nestes dias de mudança, claro que a tiro e dou colo, e embalo, e se aquilo durar muito até talvez um biberãozinho... Só quero acalmá-la nesses momentos, que também são tão raros.

Enfim, teorias há muitas, mas cada mãe faz o que acha melhor para a sua cria, o que o seu instinto e experiência dita, e por isso, salvo algumas condutas mais radicais, à partida todas as opções merecem o mesmo respeito.

E vocês? O que acham? Como fazem com os vossos filhos?

Sem comentários:

Enviar um comentário