sábado, 5 de julho de 2014

3 anos de vida!

O tempo voa, especialmente quando já temos filhos!

Ainda ontem segurei na minha princesinha pela primeira vez, e já passaram três anos!

Esta fase é das mais giras de todas as que a tenho visto atravessar, porque as birras dos "terrible twos" começam a ficar para trás (agora é mais uma certa hipersensibilidade), e o desenvolvimento mental e verbal é tão galopante que não pára de nos surpreender!! É como se, de semana para semana, ela nos surpreendesse com um novo raciocínio, uma nova expressão, uma dedução, um aparte, enfim, coisas que nos deixam boquiabertos de espanto: "mas como é que esta miúda já percebe isto??"

A adapatação à escola correu bem, no geral, não obstante algumas fases, penso que normais, de choraminguice matinal (especialmente quando viémos das nossas mini férias). O facto de, com baixa, licença e horário reduzido, ter conseguido estar muito mais próxima dela, ir buscá-la à escola, passar os fins de tarde com ela, penso que ajudou em todo este processo. A escola sem dúvida que lhe deu mais sentido de regra e disciplina, "normalizou-a", e tornou-a mais sociável. Claro que continua a ser uma criança tímida e reservada, mas aos poucos vai descontraíndo, vai-se revelando, e já tem bastantes amigos na escola (especialmente meninos, para mal dos pecados do pai! Ehehehe!).

Com o mano é super maternal, adoooora o irmão de paixão, adora estar sempre de roda dele, a fazer festinhas, a dar-lhe (ou tirar-lhe...) os brinquedos, tomar banho com ele, arranjar as roupinhas para levar para casa da avó, e ri-se quase histericamente com as expressões do irmão, ao ponto do desgraçado se assustar e desatar a chorar com as gargalhadas dela. Mas começa a surgir o primeiro ciuminho, agora que o S. já faz "real concorrência", nunca fica contra ele, mas nota-se que já sente uma certa angústia com a atenção dada ao irmão, ou porque decorámos o quarto, ou porque tem brinquedos próprios, ou porque os pais precisam de lhe dar atenção. Ainda assim, reagiu a tudo de forma exemplar, a entrada na escola, a vinda do irmão, superou todos os desafios, e é uma menina dócil, de bom coração, perspicaz, com sentido de humor apurado (é tão engraçado ver o início do que é o humor deles), e muito vaidosa! Todas as manhãs segue-me para todo o lado, finge que se maquilha ao meu lado, quer escolher as minhas sandálias, quer pôr o meu perfume, quer brincos, quer unhas vermelhas! E não há nada melhor do que entrar na cozinha onde ela toma o pequeno almoço de manhã e ouvi-la exclamar: "Tão liiiinda, mamããã!"

O desfraldamento correu super bem, também! Foi um fim de semana de descuidos e, a partir daí, nunca mais! Pede sempre para ir, esteja onde tiver, e aguenta sempre até chegarmos à casa de banho (até na praia, mesmo que tenhamos que ir a um bar)! Talvez por já ser crescida, tem bastante consciência da "vontade" e avisa sempre com suficiente antecedência!

Enfim, a minha bébé está a deixar de o ser!

Sem comentários:

Enviar um comentário