quinta-feira, 17 de abril de 2014

Como se "desfralda" uma criança?

No Verão passado, ou seja, quando a M. tinha 2 anos acabados de fazer, pensei e ponderei por várias vezes "desfraldá-la"! Era muito mais prático, assim entraria para o colégio já sem usar fraldas, só ficaria com um rabo de fraldas cá em casa, e aproveitava-se o Verão que é a época ideal para isso!

Durante o Verão, ainda comprámos o redutor, e, tanto aqui em casa como em casa dos avós, onde esteve até entrar no colégio, chegou a estar lá sentadinha e algumas vezes lá fazia alguma coisa.

Ela deu também alguns sinais de estar preparada, porque parecia sentir-se meio envergonhada quando fazia na fralda. Ao ponto de, já mais para o final do Verão, começar a conter (foi uma fase horrível, pois ficava três dias sem fazer nada, e depois chorava imenso com dores quando fazia).

Quando entrou no colégio já tinha a rotina de estar um bocadinho na sanita quando chegava.

Enfim, estavam criadas todas as condições, mas... MEA CULPA! Não aproveitei, talvez, aquela "maré". Estava gravidíssima, hiper cansada, a poupar energias para o que aí vinha (não sei porquê, passei o terceiro trimestre super cansada, cheia de sono, o que não é muito normal), vim para casa às 30 semanas por risco de parto prematuro, enfim, não me sentia prepara para enfrentar o desafio. Descuidos, acidentes, trocas de roupa, noites a tricar lençois no meio de noites a cirandar com um bébé, achei que era too much!

Além disso, fiz alguma pesquisa sobre o assunto, e a pior altura para fazer o "desfraldamento" é precisamente quando nasce um irmãozinho. E, no caso dela, também houve a mudança do colégio, e assim foi, deixei-me andar, deixei-a andar, e as fraldas tamanho 5 continuaram cá em casa, entretanto, a conviver com os tamanhos mais pequeninos!

Mas agora, que estamos na Primavera, que ela tem quase 3 anos e o mano já tem 5 meses, está mesmo na altura!

Ela já gosta de estar na sanita (com redutor), e já consegue lá fazer qualquer coisa.

Agora a parte dela saber que tem vontade e pedir para ir à casa de banho aaaaantes de fazer, parece-me mais desafiante! Não sei mesmo como começar a incutir isso. Tiro-lhe as fraldas e pronto? Explico-lhe que tem que pedir mas mantenho as fraldas? E depois? Se ela fizer assim no sítio mais indesejável? Ando com um saquinho atrás? Como é que isto se faz??

Se tiverem dicas para este processo do "desfraldamento", mandem! Quero mesmo investir também nesse "projecto"!

Sem comentários:

Enviar um comentário