quarta-feira, 12 de março de 2014

Vou ser mais leve em 2014 # 6 A Consulta!


Na semana passada lá fui à consulta com a minha querida Dra. Iara Rodrigues, que conheço 

há tão pouco tempo mas já tenho uma empatia tão grande! É mesmo daquelas pessoas que é 

impossível não se gostar! Profissional, tecnicamente competente, e ao mesmo tempo afável, 

disponível, super simpática! Tudo aquilo que, para mim, é importante num profissional de 

saúde, e nem sempre é fácil encontrar.

Bem, quanto a resultados, apesar de, em termos de peso, na segunda semana não ter perdido 

nada de extraordinário (e ter mesmo recuperado um kg na terceira!), a verdade é que perdi 

4,500 kg de massa gorda, consegui construir massa magra (através do incremento de proteínas 

e da prática de exercício físico), e perdi imenso volume, especialmente na cintura, foram 

mais de 10 cm! A malvada retenção de líquidos está um pouco mais “calma”, eu própria sinto 

diferença nas pernas, ancas, etc, que estavam carregadinhas de celulite, o que nem é muito 

normal em mim, pois, mesmo nas minhas fases mais gordas, nunca fui muito de criar celulite. 

Mas enfim, há que ver que a maternidade ainda é recente e as hormonas ainda andam 

baralhadas (assim como os meus neurónios, pois não consigo memorizar nada, nem a anterior 

refeição, e o T. diz que não me reconhece neste estado amnésico). 

A outra grande novidade é que fiz a análise das intolerâncias alimentares, não aquelas que a 

Groupon vende por 30.00 euros, mas com um laboratótio super conceituado em Barcelona, 

ou seja, fiz a colheira na Clínica White com a Dra Iara, e depois a amostra é enviada para esse 

laboratório. De acordo com a Dra Iara, ainda somos uns “bébés” no que toca ao estudo e 

conhecimento das intolerâncias, e este laboratório já está bastantes passos à frente, e tem a 

vantagem de se centrar nos alimentos típicos da dieta mediterrânica. 

Eis senão quando eu tenho alerta vermelho para o leite de vaca (eu que adooooro lacticínios!!), e para a cevada, laranja para o glúten e amarelo para tudo o que é cereais (trigo, cuscuz, 

aveia, sémola de trigo, centeio, espelta- aliás, para o trigo também era laranja), soja, enfim, só 

as carnes, peixes, verduras e frutas é que, no geral, tinha quase tudo a verde...

De acordo com a Dra Iara, isto quer dizer que tenho o organismo bastante inflamado, que 

estes resultados não são muito normais (tanta reactividade) e é hora de agir! Leite de vaca, 

agora, nem vê-lo! Bebo bebida de arroz, e muuuuito de vez em quando posso comer iogurte 

sem lactose ou queijo flamengo. O trigo será substituído pela espelta, centeio ou kamut. E 

evitar tudo o que contem glúten. 

Por aqui vemos a importância deste exame! Olhem se me desse para me tornar vegetariana, 

eu, que não sou intolerante a nenhuma carne e quase nenhum peixe, e passasse a comer 

sempre soja, à qual tenho intolerância, ou seitan, que contem glúten! Não seria nada 

agradável ou mesmo saudável! E se continuasse a comer quantidades industriais de farelo de 

trigo, a pensar que estava a fazer muito bem ao intestino? De facto, acho que todos devíamos 

ter noção do que o nosso corpo precisa e do que lhe faz mal, é meio caminho andado para 

fazer uma alimentação mais saudável!

Bem, em termos de dieta, agora que estou no 2º Passo, já posso acrescentar ao pequeno 

almoço flocos de milho, ou granola, e posso comer pão de espelta, kamut ou centeio (pão só 

uma vez por dia, no máximo), ou bolachas de arroz com doce sem açucar. 

Os snacks tiveram que ser alterados por causa dos lácteos, o da manhã geralmente é fruta 

e gelatina, o 1º lanche da tarde fruta e o 2º pode ser pão (se não tiver comido de manhã), 

iogurte sem lactose com gelatina, ou com maçã assada, frutos secos, etc (alternativo, atenção).

E ao jantar posso: ou comer uma grande malga de sopa, ou uma tigela pequena e um prato 

pequeno de legumes e proteína, ou um grande prato de legumes.

Se quiser, posso de vez em quando comer massa ao almoço, mas apenas a de konjac (o “slim 

spagetti”).

E é isto!

Agora mais um mês e vamos ver!!




Eu e a Dra. Iara, na Clínica White



2 comentários:

  1. Olá "minha" Patrícia, antes de mais OBRIGADA pelas suas incríveis palavras... dei por mim a pensar: essa sou eu?! eheh
    Está de parabéns pelo seu blog. Vou passar a segui-lo!
    Um beijinho muito grande,
    Iara Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Ora essa, é tudo verdade, querida Dra.!! :-) Seja bem vinda ao meu cantinho! Ainda bem que gostou! :-)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar