segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A primeira bicheza: Stafilococus aureus

É verdade, isto de ter bébés no Inverno tem destas coisas... Já era de esperar, nesta casa só se ouve gente a tossir em coro, é o pai que anda constipado, a mãe que anda com crises de asma e sem se poder medicar convenientemente por causa da amamentação, a filha que também tem tosse praticamente desde o Verão e que me parece que vai pelos mesmos caminhos respiratórios da mãe (nisto podia não sair a mim!), claro que o filho, ainda por cima tão pequenino, não ia escapar a um previsível contágio!

Funga, funga daquele nariz, nem consegue descansar como deve ser (nem ele, nem nós...), pois mesmo que esteja cheio de sono, a dificuldade em respirar acaba por não o deixar adormecer, e também não consegue mamar adequadamente, conclusão, fica com mais fome, com mais sono, mais irritado, lembra-se que além de tudo isto tem cólicas, e as coisas começam a correr de forma menos harmoniosa. Mas, ainda assim, nada da "jungle" que eu esperava, como já referi.

Claro que há momentos mais "dantescos", essencialmente quando estou sozinha com os dois e lembram-se de acordar os dois ao mesmo tempo a chorar, e tenho que dar assistência a cada um alternadamente, entre choros e algumas birras. Ou quando estamos acordados da 1h às 6h da manhã. Mas até agora ainda não senti vontade de cair para o lado, de bater em alguém, de chorar as pedras da calçada, enfim, continuo a sentir-me feliz, serena e tranquila, e com energia para toda esta "gestão"!

Bem, dizia eu que, depois de várias fungadelas, e a conselho da pediatra, fomos fazer o exsudado nasal e na faringe e confirmou-se: deu positivo no nasal com esta real bicheza, o stafilococus aureus. O nome até é assim pomposo, por causa do "aureus", que sempre terá a ver com "ouro", e é um nome que mete vista e respeito, mas enfim, eu dispensava-o.

Agora estou à espera apenas do resultado do antibiograma para a pediatra definir o antibiótico, e lá vai ele estrear-se... Não deixo de ficar apreensiva, pois é tão pequenino, com tão pouca imunidade, mas enfim, tem que ser!

Sem comentários:

Enviar um comentário