terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lista de coisas para levar para a Maternidade

Conforme já partilhei convosco, a minha mala ainda não está pronta, mas a do baby S. já está a 95%!

Este é mais um dos factores diferenciais da primeira gravidez para a segunda, acho que quando estava grávida da baby M. devo ter feito a mala logo às 30, para depois de ficar à espera das 40 semanas e 3 dias para ela nascer! Mesmo assim, faltaram algumas coisas, mas na verdade enquanto estamos internadas alguém pode sempre levar-nos o que está em falta.

Das minhas pesquisas sobre o tema, resultou a minha própria lista, que deixo aqui caso estejam no mesmo barco que eu, com algumas dicas que derivam da minha própria experiência anterior. Mas não se esqueçam de confirmar junto do local onde decidirem que será o parto se existe alguma especificidade (alguns privados oferecem as fraldas, mas públicos à partida não) (mas claro que enquanto não tiverem também não vão deixar o bébé assar dentro de uma fralda suja, estejam descansadas!) (pelo menos no Hospital de Cascais, onde tive a M., ofereceram-me umas quantas até chegarem as nossas fraldas).

Então aí vai!

Lista para a Mãe:

- 3 camisas de dormir abotoadas à frente: existem umas na Zara Home lindas, com um ar muito fino e delicado e com botões à frente, mas na verdade foi a marca que levei aquando do nascimento da M. e em nenhuma delas os botões vinham suficientemente abaixo para que eu conseguisse dar de mamar através dessa abertura (ainda para mais para quem não tem o peito grande o decote tem que ser mesmo mais profundo). Desta vez comprei umas na Women's Secret, encontrei do mesmo género da Zara Home, muito mimosas, com um ar quase "artesanal", e com mais botões. A WS tem ainda, inclusivamente, camisas de dormir próprias para amamentação, com aquele "sistema" dos soutiens de amamentação, mas acho que não é necessário e se não estou em erro eram um pouco mais caras.

- 3 soutiens de amamentação: os meus são da Prénatal e nada a obstar, mas a Hope tem também uma linha muito gira.

- Cuecas descartáveis e/ou de algodão "baratas": ou seja, uma vez que vamos ter perdas significativas de sangue nos dias seguintes (pelo menos no parto normal), o meu conselho é que comprem algumas descartáveis e depois vão ao Continente e comprem aqueles packs de 5 pares de cuecas super sexies (ironia) a 5 euros (aquelas branquinhas, de algodão, de gola alta, sem piadinha nenhuma, estão a ver? Essas!), pelas quais não sintam grande pena se, mesmo com pensos, sujarem.

- Pack de pensos higiénicos de noite: por vezes a Maternidade oferece uns, mas sempre é melhor levar porque a hemorragia ainda dura uns dias e em princípio não chegam.

- Roupão de quarto: aqui as hipóteses são infinitas!

- Chinelos de quarto e outros de plástico: já comprei uns chinelos de quarto que estão novinhos a estrear, super charmosos e a condizer com as camisas de dormir (mariquices, no entender do T.), na Osho, e para os banhos e isso vou levar umas Havaianas.

- Discos de amamentação: AM (ante Madalena) discos XPTO Prénatal; PM (post Madalena): Continente. É isso mesmo, os discos são todos iguais, o que interessa é que não deixem escorrer o leite para a roupa, e os do Continente, Pingo Doce ou afins parecem-me muito bem e são bem mais baratos. Na verdade nem sei se na maternidade vão ser necessários, porque nos primeiros dias temos colostro que é super espesso e não vai andar aí a escorrer como o seu sucessor, leite.

- Bicos de silicone: para poupar mamilos macerados/fissurados. Isto foi um mal do qual padeci verdadeiramente, mas resisti a não usar pois sempre me disseram que isso prejudicaria a pega do bébé e, consequentemente, a própria amamentação. Resisti estoicamente e essa fase lá passou e tudo correu maravilhosamente bem. Mas, por via das dúvidas, levo-os na mesma! Os meus são da Chicco.

- Creme protector mamilos: ainda na mesma linha do mamilo "descarnado" (calma, futuras mães, depois passa, garanto!!!), no curso de preparação para o parto tinham-me aconselhado vivamente o Purelan. Trata-se não mais nem menos do que gordura de ovelha. Portanto, além de cheirar a ensopado de borrego, o que não é cheiro agradável para nos andar a perseguir todo o dia, é mesmo super hiper mega gorduroso, então parece que tudo se nos cola aos mamilos, até o ar!! Parece incrível, mas é verdade, eu andava e a deslocação do ar parecia que se colava ao creme e até isso magoava os mamilos (sim, porque o ideal é andarem mesmo "ao ar" o máximo que conseguirem, como a M. nasceu no final de Maio, foi fácil). A pediatra da M. disse para experimentar a Bepantene dos bébés, aquela mesmo que se põe no rabinho deles, e de facto, pelo menos comigo, funcionou muito melhor. Muito mais regenerador, e sem aquela sensação de ter os mamilos cheios de resina e de acordar colada aos lençois da cama, como o Purelan! Mas foi a minha epxeriência, não sei se acontece assim com toda a gente.

- Dossier gravidez: tooooodos os exames, ecografias, análises, etc, que tenham sobre a gravidez, incluindo a caderneta de grávida, e a vossa documentação pessoal.

- Desinfectante íntimo: lá mandaram-me comprar o Betadine Vaginal, não sei se ainda é isso que se "usa", portanto vou levar o meu gel íntimo habitual e logo se vê-?

- Produtos de higiene: champô, amaciador, escova, escova e pasta de dentes, creme de corpo, etc.

- Saco para roupa suja.

Nota final: no meu caso, depois da M. nascer senti sempre bastante fominha, não sei se foi do esforço do parto, se porque finalmente passou aquela sensação de "metal" na boca, se da amamentação, mas a comida do hospital era claramente insuficiente para as minhas brutas reais necessidades, pelo que tratei logo de pedir a toda a gente bolachas, pacotinhos de leite, etc (aaai, muita Chiquilin comi eu nesses tempos!)


Lista para o Bébé:

- Pacote de fraldas: lá está, algumas maternidades oferecem, confirmem. Na verdade, no Hospital de Cascais ainda me ofereceram algumas, e eram de prematuro, que, apesar da M. ter nascido com 3155 kg e de pleno termo, eram as que lhe "assentavam" bem, mas honestamente nunca vi à venda esse tamanho! Aconselho também a comprarem SEMPRE Dodot, podem ser mais caras, mas nenhumas se lhes comparam, e olhem que eu experimentei Huggies, Pingo Doce (tinham-me falado muito bem), e não tem nada a ver! A Dodot tem uma capacidade de absorção muito superior e deve ser mais "arejado" pois eles não assam tanto como com as outras. Se quiserem poupar, aproveitem os vales de descontos dos hipermercados e comprem logo assim "por atacado", mas cuidado porque estes primeiros tamanhos usam-se pouco tempo!

- Fraldas de pano e/ou algodão: muitas, muitas. Nunca pensei, mas eles gastam mesmo muitas! Babam-se, bolsam-se, a figura de um pai/mãe recente é andar sempre de fraldinha no ombro, do género faixa de "Miss Portugal", à espera do próximo "jacto"! Cuidado com o material, aquelas muito básicas geralmente são um bocadinho "rijas", e eles vão ter tendência para assar na zona do queixo por causa dos ácidos, o ideal até são mesmo as de algodão, mais macias.

- Bodies (6).

- Calcinhas interiores (6).

- Fatinhos ou babygrows (6)- sejam práticas, porque nos primeiros dias eles são super pequeninos e esperneiam que se fartam quando estamos a vesti-los. Esqueçam os cueiros fofinhos ou jardineiras ou o que seja, e apostem em básicos. Dica MUITO importante: procurem bodies e babygrows que tenham a abertura à FRENTE, ao longo do corpo deles, porque assim deitam-nos por cima do body ou do babygrow e depois é como se "embrulhássemos" o bébé. Aqueles que fecham no rabo ou nas costas não dão jeito nehum, ou os que têm decote e fecham só em baixo, pois eles raramente gostam de decotes a espremer-lhes as moleirinhas (porque será??).

- Casaquinhos (3).

- Botinhas ou meias (4).

- Babetes (3).

- Gorros (2).

- Mantinha- nos primeiros dias, convem deitá-los sempre embrulhados numa mantinha, ajuda-os a conter aqueles movimentos de braços e pernas que mais não são do que o desepero deles por saírem de um ambiente quentinho, sossegado, e "contido", para o mundo cá fora, tão desamparado, ruidoso e frio.

- Conjunto de primeira roupa e saquinho- aqui tenho tido a sorte de ter uma amiga da minha mãe com imenso jeito que faz uns saquinhos lindos para o efeito, se me lembrar, posto aqui para verem.

- Toalhitas.

- 3 chuchas- talvez no hospital tenham a política anti-chucha, mas a M. não deixou de mamar por chuchar na chupeta-?

- Tesoura de pontas redondas e/ou lima de cartão

- Toalhas de banho (2)

- Óleo de amêndoas doces ou óleo de sésamo;

- Escova para cabelo;

- Champô e gel de banho;

- Creme hidratante;

- Álcool a 70º, para desinfectar o coto umbilical;

- Discos de algodão- até hoje, prefiro limpar a M. com discos de algodão e água da torneira limpa do que toalhitas. Evitem-nas o máximo que puderem, restrinjam o seu uso a quando estão fora de casa, porque ficam muito mais assados com aqueles líquidos e perfumes em que vêm impregnadas. E, mais uma vez, não saiam muito da Dodot...

- Saco para roupa suja

Espero ter ajudado!



Sem comentários:

Enviar um comentário