sábado, 10 de agosto de 2013

Parece que está quase... mas não está!

Com 26 semanas de gravidez, ouvi hoje pela primeira vez aquela pergunta que nos deixa com a certeza do quão hipopótamas estamos: “Então?... Está quase!..” É quase tão constrangedor como alguém perguntar: “Então, estás de bébé??” e a pessoa responder: “Não!...”- com um ar de “isto é mesmo banha! Ok??”

Confesso que já tinha presenciado episódios assim, tenho uma amiga (querida G., se leres isto, vais-te rir!), que teve a filhota em Outubro e em Maio/Junho já ouvia perguntar se estava quase!

Mas quando estive grávida da Luazinha, como a barriga tardou em aparecer, apesar de ter ficado uma senhora barriga no final, lembro-me perfeitamente de encontrar uma senhora num elevador das Amoreiras que se meteu comigo por causa da gravidez (é uma altura em que as pessoas ficam muito fofinhas connosco, excepto quando estamos na fila prioritária a tirar-lhes o lugar!), “ah que linda barriguinha e tal.. quantos meses?...” E eu que já devia estar de quase 40 semanas (uma vez que a minha querida filha estava a gostar tanto do alojamento que ultrapassou a data prevista para o parto!), respondi: 9.. completos... (sim, porque 9 no fundo fazemos às 36 semanas... não é?...). A senhora ficou em choque! “Jááá´?...”

Agora de 26 semanas perguntam-me “está quase”... Credo! Ainda por cima eu bem sei que o último trimestre é aquele em que crescemos todos, nós e bébé, repentinamente, incham mãos e pés, e agora com o calor, vai ser infernal! Enfim, vamos ver se consigo acabar isto com menos de 120 kgs!!

Bem, com 26 semanas começa a despertar o sentimento da “nidificação”, porque começo a ver o tempo a passar, tanta coisa para arrumar e tratar, e ainda vamos 3 semanas de férias pelo meio, e depois chegamos e a Luazinha entra no colégio e vai ser um ver se te avias de noites mal dormidas e serões passados enfiada no quarto dela (estou a ver!), e a vontade já não vai ser nenhuma, mas a verdade é que há muito a fazer! O quarto do S., como foi o “quarto que sobrou”, foi transformado em “quarto de (des)arrumos”, onde mora um sofá velho e arranhado pelo meu gato fugido, o parque da M. (Luazinha) cheio de bonecada, 325 pares de sapatos meus espalhados pelo chão, outros tantos enfiados numa caixa e outros tantos no roupeiro (fora os que estão no roupeiro do corredor e os que estão debaixo da minha cama...), sendo que, na verdade, uso sempre os mesmos dois ou três pares, sacos de praia, sacos de roupa, enfim, não tem o mínimo de aparência de quarto, muito menos de bébé por chegar! Temos que comprar uma cómoda, candeeiro, tapete, edreddons, almofadas, e isto porque cama e muda fraldas já tem. Precisa ainda de roupa de Inverno, fraldinhas de pano e algodão, cesto para guardar os produtos de higiene e as fraldas, etc!

Por isso, bem vistas as coisas, e tudo o que temos por fazer, está mesmo quase!!


1 comentário: