domingo, 4 de agosto de 2013

2 anos e início dos terrores nocturnos??

Eu não sei o que se passa com a Luazinha, mas espero que seja apenas uma fase!

Começou na altura em que apanhou o escaldão, tinha mais dificuldade em adormecer, depois veio uma fase em que atirava com as chuchas e os peluches para fora da cama e tínhamos que ir lá 50 vezes apanhar e pô-los na cama novamente, e dizer firmemente para dormir se deixar-se de brincadeiras. Depois outra fase em que, uma das vezes que lá íamos, começava a chorar quando vínhamos embora (especialmente se fosse eu...).

Bem, não sei como é que fomos parar onde estamos, mas a verdade é que aquela bela época de colocar a  Luazinha a dormir e virmos à nossa vidinha parece ter ficado no passado! Actualmente, quando se deita, começa a pedir para contar histórias, fico lá a contar-lhe pelo menos duas (a do Capuchinho Vermelho, que ela chama de "avó" por causa das perguntas "Oh avó, porque é que tens umas orelhas, olhos, etc tão grandes??"), e a da Coelhinha (a história de uma coelhinha que entra na escola e com quem corre tudo bem, fui eu que inventei para desmistificar essa questão...), e depois apesar dela continuar a pedir e a fazer chantagem (ou seja, a ameaçar começar a chorar se não contar mais), aí sou firme e repito que tem que fazer ó-ó, mas tenho que ficar ali com ela, até adormecer, o que geralmente acontece uma hora depois! Já tentei fugir várias vezes, e fui bem sucedida algumas, mas a espertalhaça já me topou o esquema e agora quando sente um mínimo de barulho senta-se logo na cama a controlar e diz: "Mamã! Aqui!"- apontando para a senhorinha onde eu fico sentada, ao lado da cama dela, e ainda diz: "Mão!" com a mãozinha esticada, para ficarmos de mãos dadas.

Claro que não há nada de mais delicioso do que estar ali de mão dada com ela, mas essa sensação de delícia dura aí uns 5 minutos, depois começa-me a doer o braço por causa das grades da cama, as costas, a barriga já em estado avançado, e começo a pensar no tanto que tenho ainda que fazer cá fora e no meu sofázinho com o qual sonho o dia inteiro, e no meu tempo para mim que é tão sagrado, para as minhas coisas, as minhas leituras, as minhas incursões na blogosfera, as minhas séries, e tudo isso começa a dar-me umas ganas que lá me aveturo a fugir novamente e sou novamente apanhada.

De madrugada também tem sido o mesmo filme, e de manhã acorda logo pelas seis e meia da matina, já cheguei a deitar-me no chão ao lado dela a ver se ainda pego no sono mais uns 15 minutos que seja.

Eu só penso como é que vai ser quando chegar o irmãozinho!

Não sei a que se deve esta insegurança da Luazinha. Ela sempre ficou bem sozinha na cama, desde os 4 meses, não sei se ganhou medo de estar ali só, se é apenas manipulação ou teste para ver se gostamos dela o suficiente. Por muito que não queira, talvez por estar grávida a minha atitude tenha mudado de algum modo, e ando muito preocupada com a entrada no colégio, em Setembro, e a chegada do mano, em Novembro, penso como é que ela irá reagir, o que posso fazer para que seja o mais positivo possível para ela, e talvez essa ansiedade passe de alguma forma para ela. Lembro-me que aos 3 meses a Luazinha começou a dormir aí ums 7, 8 horas completas por noite, e uma semana antes de eu recomeçar a trabalhar, começou a despertar inúmeras vezes, o que se manteve talvez por mais um ano... e sempre associámos ao facto de eu estar quase a terminar a licença, estar nervosa com a separação, e ela ter sentido.

Esta é uma daquelas fases desafiadoras da maternidade, em que voltamos a questionar, a procurar informação, a tentar encontrar soluções! Mas há-de ser contornada como têm sido todas!

Sem comentários:

Enviar um comentário