sábado, 1 de junho de 2013

16 semanas de gravidez

É verdade, o tempo vai passando e os dias fazem semanas, e as semanas transformam-se em meses.
A segunda gravidez, pelo menos falo por mim, é vivida de uma forma totalmente diferente, menos absorvente, mais tranquila.

Primeiro porque o tempo e a disponibilidade mental não são os mesmos, depois porque já existe uma experiência e, no meu caso, como com a Luazinha correu tudo bem (graças a Deus), é mais fácil contrariar a tendência natural de algum medo e pessimismo que algo não esteja ou não corra bem.

Até fisicamente a experiência é diferente, e ajuda o facto de já termos passado por uma!

No meu caso, quando estava grávida da Luazinha, tive enjoos terríveis, das 7 até as 16 semanas, mais ou menos. Emagreci cerca de 8 kgs, porque era um sacrifício comer alguma coisa, eu que adoro comer, não me reconhecia naquela pessoa, naquela sombra de mim, que passava os dias de pijama da cama para o sofá e do sofá para a cama (como estava "entre empregos", fiquei um mês e meio em casa). Como não tinha vontade de comer, mal comia e esse jejum prolongado, no fundo, é o que também perpetua o enjoo.

Desta vez também tenho sofrido com os enjoos, vómitos (que na gravidez da Luazinha foram apenas no final), a manhã e o final do dia são terríveis, especialmente o final do dia, em que o cansaço e a exaustão se misturam com o enjoo, e depois ainda falta o segundo turno, ou seja, cuidar da Luazinha, dar o jantar, o banho. Mas tento contrariar, especialmente de manhã e ao almoço, a tendência de não me apetecer comer, fazendo exactamente o inverso, comendo. É essencial, para contrariar os enjoos, não estar muito tempo sem comer, e apesar de devermos fazer um esforço para comer alimentos saudáveis, a minha opinião é que devemos aproveitar e comermos o que conseguirmos! No meu caso, por vezes, por estar enjoada, se me falarem num peixinho cozido, ou numa canja, ainda fico pior, mas uma pizza, por exemplo, já cai bem!! É contraditório, mas é como me tenho aguentado, não estou sempre a comer pizzas, claro, mas estou a tentar encontrar coisas que me apeteçam, e são essas que como, porque a vontade natural, que é não comer nada, não pode ser obedecida. Bem, mesmo assim, apesar das pizzas e pecados afins, já lá vão menos 3 kgs. E barriga nem vê-la!

Da gravidez da Luazinha também era muito ansiosa com os exames, as ecos, o tempo não passava até à próxima, agora consigo ficar tranquila e esperar, porque o tempo realmente passa e o dia D chega! Pensava que ia passar a vida a ligar para a médica com dúvidas, como fiz antes, mas não, tenho estado sempre bem, e as dúvidas que tenho tido, não são assim tão incontroláveis ao ponto de não poderem esperar pela próxima consulta!

Outra diferença também que noto, essa para pior, e tenho que me disciplinar, é os cuidados com a pele! Sempre tive grandes oscilações de peso, e a minha pele nunca foi a coisa mais firme do mundo (a não ser quando fazia desporto), e sempre pensei que um dia que fosse mãe ia ter estrias dos pés às orelhas! Mas, não sei se foi porque acabei por não engordar quase nada (depois daquela perda inicial), ou de ter muito cuidado com a pele, a verdade é que não fiquei com uma única estria! Usei sempre os cremes Mustela, o específico para as estrias, busto, pernas cansadas, e também usava as manteigas da Body Shop, especialmente a de côco e noz do Brasil, cujo cheiro é absolutamente apetitoso e são super nutritivos.

Pois agora também tenho os cremes Mustela (prenda da Luazinha e do baby do Dia da Mãe) e o creme de manga da Body Shop, mas confesso que... só devo pôr cremes uma vez por semana...

Eu sei que isto é inadmissível, mas não consigo!! Ando a arrastar-me de sono de manhã, e à noite, e todo o tempo matinal disponível é para dormir até quase serem horas de entrar no trabalho, e só não vou de pijama porque pareceria um pouco mal, porque a vontade é essa. Não tenho tido paciência, honestamente, para me barrar toda em cremes... Mas tenho que me disciplinar, porque os 3 litros de água que bebia também já eram (se beber meio litro, já é um dia bom, a água enjoa-me muito!), e hoje na praia constatei que a pele já está a querer começar a partir, e isto ainda vai no início!! Portanto, fica aqui a promessa, creminho na barriga, ancas, glúteos, pernas, todos os dias!

E assim se vai passando este momento mágico, tão longo e tão rápido ao mesmo tempo, e chegamos lentamente perto do meio desta viagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário