quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Operação Porto... abortada :-(

Pois é, hoje devia estar a escrever-vos do Porto, mas não, continuo na minha casinha.

Então ontem, quando íamos para a "ginástica" da Luazinha (sessão de Psicomotricidade), constatamos que não temos bateria num carro, não tínhamos a cadeira montada no outro, que tinha ido à Inspecção, e lá nos metemos a caminho a pé. Eram 17h30m, a noite caía, e a humidade também, e a Luazinha já andava com uns ameaços de tosse desde segunda feira.

Quando chegámos a casa, a tosse estava francamente mais persistente, mas o pior veio depois...

A Luazinha já estava a dormir há uma hora, quando aconteceu algo que não sucedia há meeeeses (felizmente), que foi acordar assim em pleno serão (por volta dos 8/10 meses acontecia várias vezes) a choramingar. Mas ao contrário dessa altura, em que chorava mesmo a plenos pulmões, ontem apenas choramingava. Quando entrei no quarto estava sentada, deitei-a novamente, aconcheguei-a e quando me preparava para sair, ela chamava: "mamã..." Voltava atrás, fazia festinhas, e ela sossegava, ficávamos de mãos dadas, olhos nos olhos, ela sempre com um beicinho que me partia do coração, como se me olhasse e dissesse: "não vás...", e eu logo a fazer mil e um filmes, que ela estava a ter um pressentimento qualquer e que não devíamos ir para o Porto... sim, eu vejo muitos filmes e tenho uma imaginação muito fértil, mas juro que era o que parecia!... Bem, a cena repetia-se, ela sossegadinha mas de beicinho, de mãos dadas comigo, eu soltava levemente, saía de mansinho do quarto, ela choramingava, eu voltava e ela sossegava e assim sucessivamente. Mas no meio de pressentimentos e olhares e beicinhos, notava que ela estava aflita com expectoração, tinha dificuldades em respirar e tossia. Fizémos aerossois, até lhe démos um biberonzinho de consolo, mas sempre que a metíamos na cama destava num pranto. Eu não estava nada numa de método Brazelton, ao contrário do pai, que achava que devíamos deixá-la chorar até sossegar sozinha. Mas, muito honestamente, considero que, se ela já está numa fase em que nunca chora quando vai para a cama, deitamo-la sempre acordada e ela dorme sempre bem, seja de noite ou a sesta, se ontem isso não acontecia por alguma coisa seria. E o que é certo é que ela sossegava especialmente comigo (ela que adora o colinho do papá, ontem só acalmava no meu), algo se passava mesmo e precisava da mamã.

No final lá conseguimos pô-la na cama, mas decidimos logo que hoje não íamos conseguir ir embora e deixá-la assim. Eu já estava um bocado angustiada com esta separação, uma vez que só estivémos longe dela no máximo 24 horas e apenas duas vezes em quase 19 meses, e desta vez não ia ser muito mais, mas sempre iam ser duas noites, três dias... enfim, com ela assim adoentada, isto não ia correr bem...

A noite não correu mal de todo, e até acabou por dormir até às 10h30m (ela e nós!), mas acordou cheia de tosse, chorosa, desconsolada, e a decisão de ficar tornou-se definitiva.

Felizmente comprámos a viagem à Abreu e vamos poder alterar a data!

Quanto à Luazinha, por enquanto estamos a conseguir controlar a situação com aerossois e a mantê-la quentinha e resguardada, não tem febre por isso ainda não falámos com a pediatra.

De resto, confesso que nem fiquei assim muito triste por não irmos. As mini férias têm sabido muito bem assim neste modo caseiro, dormir até poder, pijama até às duas da tarde, passar muuuito tempo com a Luazinha que está cada vez mais irresistível e esperta, cada vez mais dá gozo estar e brincar com ela, ensinar-lhe coisas, darmos abracinhos. Com o trabalho acabamos por nem passar o tempo devido com ela, só ao fim de semana, que passa a correr, e assim compensamos! E os avós também descansam um bocadinho!

Sem comentários:

Enviar um comentário