quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Máquina de fazer Pão- ou querido transformei a cozinha numa padaria




Há 6 anos, no meu 20º aniversário (... Cof! Cof!...) ofereceram-me uma máquina de fazer pão!

Foi uma amiga minha que também tinha recebido uma antes, e tinha feito lá uns pães tão
fantásticos, e umas bolas de carne, etc, que, percebendo a minha constante baba por tais
iguarias, acabou por me brindar com uma quando fiz anos!

A verdade é que experimentei fazer com a ajuda da minha mãe (na altura ainda vivia em casa
dos meus pais), mas acho que nos pusémos a amassar a massa cá fora, e aquilo não cozeu
bem, e não untámos as pás... conclusão... ficou uma espécie de papa encruada looonge de
poder ser chamada de pão com justiça...

O trauma e o desgosto foram tais que não voltei a tentar, a máquina ficou lá, arrumadinha,
triste, transpirando utilidade e incompreendida por todos.

Depois fui morar sozinha, a máquina lá veio comigo, mas ficou sempre embrulhadinha lá na
despensa. Em seguida fui morar em Campo de Ourique com o Sunshine e quando casámos e
comprámos a nossa casa ela lá foi na mudança mais uma vez.

Pois agora, 6 anos depois, finalmente a padaria começou a carborar!

Imaginem o fantástico que é acordarmos e termos o cheirinho a pão quente na cozinha, e
termos logo ali um pão acabado de cozer (sim, porque os programas levam cerca de três horas
e podem ficar pela noite fora a fazer)!

Ainda hoje a Luazinha chorou às 5h da manhã e fui ao quarto dela e já me cheirava a pãozinho
por todo o lado!

Em termos de custo, inicialmente parecia-nos que seria ela por ela, pois cada pão ficaria
a cerca de 1 euro, o preço normal de um pão em qualquer lado, mas se colocarmos, por
exemplo, metade da farinha própria para a máquina e metade de farinha normal, o pão
fica até mais fofo e crescido e muito mais barato! E isto em tempos de crise qualquer
poupançazinha é bem vinda, até porque temos que gastar nas roupas e sapatos, não é??

Temos andado a experimentar várias farinhas: várias marcas, Branca de Neve, Nacional,
Continente, e vários tipos, integral, com sementes, multicereais, etc! E ainda vamos fazer pães
com chouriço, bola, etc! É todo um mundo padeiro que nos espera!!

Tendo em conta o quanto a Luazinha ADORA pão (a sério, parece que não come há sete dias
quando vê pão, começa a dar saltinhos e guinchinhos com os braços esticados na direcção
do pão e cada bocadinho que lhe damos dura uma fracção de segundo a ser deglutido e
desaparecer goela abaixo), também poderá ser uma opção para futuros lanches ou pequenos
almoços.

Eu própria tenho trazido para o trabalho uma sanduíche caseira ao invés de comprar no
carrinho que vem aqui tentar as pessoas da empresa ou no quiosque lá em baixo onde custam
€1.50, e falamos de pães do tamanho de uma bola de ténis!!

Sem comentários:

Enviar um comentário