domingo, 8 de abril de 2012

O sono de uma bébé de dez meses

Só para meter inveja... e também para acalmar pais aflitos que pensam que só vão dormir uma manhã quando os filhos forem adolescentes, eu venho trazer uma mensagem: É POSSÍVEL, TENHAM FÉ!

Então vou dizer as horas que a minha Luazinha dormiu este fim de semana: de quinta para sexta deitou-se às dez e meia, acordou às sete para beber leitinho, e dormiu até ao meio dia. Às duas e meia já estava a dormir novamente, até às quatro, e às sete novamente até às nove.
Deitou-se às onze e acordou às sete para leitinho, e dormiu novamente até às onze. Foi fazer sesta às três e dormiu até às cinco e meia.
Deitou-se às dez e meia, acordou novamente às sete para leitinho e dormiu até ao MEIO DIA E MEIA, MEIO DIA E MEIA!!!, vejam vocês, já nós andávamos levantados, a tomar banhos, a fazer o barulho normal, e ela não dizia de lá nada, eu já estava a pensar em ir fazer o teste do espelho!!

Ora, perguntam-me vocês, qual é o segredo??
Bem, provavelmente também pode haver uma pitada de sorte, mas acho que acima de tudo, agora que ela está quase com um ano, estamos a ter resultado das nossas políticias de sono.
Na verdade, quando me perguntam se entretanto já "recuperei a minha vida", não sei muito bem como responder.
Sim, já voltei ao trabalho há mais de seis meses, já saímos para almoçar em casa dos sogros ou dos meus pais, ou vamos às compras, ou a festas de anos, já chegámos a ir jantar fora e levá-la (uma úunica vez), mas na verdade estes meses têm sido muito rotineiros e caseiros, durante e a semana é casa-trabalho-trabalho-casa, e há fins de semana em que não saio de casa, é o Sunshine que vai às compras e eu fico cá com a Luazinha.
Isto porque ela tem sempre janelas de duas horas, dorme uma sesta de duas horas, estará acordada duas horas, e vai ter sono novamente. Portanto, nunca combino nada ou faço nada que implique que, quando ela chegar à nova janela de sono, eu não possa proporcionar-lhe a oportunidade de dormir. E para mim dormir não é no carrinho, no meio de um restaurante, ou café, ou casas com muita gente, é dormir em paz e sossego,  como qualquer um de nós gosta e precisa (quanto mais eles).
Sei que existe muito, hoje em dia, aquela teoria de "eles é que têm que se adaptar a nós", mas sinceramente, vejo as coisas exactamente ao contrário, eles é que são bébés, pequenos, indefesos, com especiais necessidades de sono e descanso, nós, que os encomendámos, é que temos que nos ajustar a eles.
Claro que há excepções, aniversários, festas em família, consultas médicas, etc, mas mesmo aí tentamos ajustar tudo de forma a não prejudicar o sono dela. Mas pronto, vá, é provável que fique acordada cinco horas seguidas, imaginemos. Mas como disse, é a excepção, não a regra.
Nem sempre é divertido, claro que adorava os tempos em que passava os fins de semana de papo para o ar a apanhar sol numa esplanada, adorava ir ao cinema, estar com os amigos.
Hoje em dia isso quase não acontece.
Mas a compensação de ver que ela dorme bem, tanto de dia, como de noite, não só permite que nós descansemos (nunca imaginei nestes anos mais próximos poder dormir até ao meio dia!!! só se ela estivesse em casa da minha mãe, ou isso!!), e que isso fará com seja calma, inteligente, cresça de forma equilibrada, é mais do que suficiente.
E mesmo em termos hedonistas e egoístas, é verdade que não saio muito, mas ouço muitas mães queixarem-se que desde que os filhos nasceram não têm tempo para se sentar, ler uma revista, beber um café sossegadamente. Eu posso fazer tudo isso, tenho lido imenso, vejo as séries que gosto, navego na net, tenho tempo para todas as tarefas domésticas, porquê? Porque ela dorme. Quando está acordada, parou tudo! É para brincar com ela (o que é cada vez mais giro).
No fundo, vivi muitos anos sozinha, solteira, com imensa vida social, saí muito, fui muito à praia (de Inverno e de Verão, pois aqui na Linha não se vive sem ser de nariz virado para o sol), jantei muitas vezes fora, etc, etc. Pode-se dizer que tenho a barriguinha cheia de tudo isso. Por isso não custa viver de forma mais caseira, em família, e fazer essas coisas apenas de vez em quando.
Bem, posto isto, vou bater três vezes na madeira e dizer lagarto, lagarto, lagarto (indispensável para afastar más energias) não vá ela hoje dar uma noite daquelas!........

Sem comentários:

Enviar um comentário