sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Malhação

(Este título requer que seja lido com o sotaque brasileiro adequado, dá logo mais ênfase à actividade em si).

Bem, “malhação” é talvez um exagero, mas a verdade é que, desde que me capacitei de que não queria ser uma lontra, comecei a organizar-me, a acabar com as desculpas, e a arrastar o corpinho para o ginásio, pelo menos uma vez por semana. Eu sei que isto não é “nada”, então eu, que já treinei todos os dias uma ou duas horas, mas um treino semanal já implica mais do que continuar para sempre de rabo sentado, seja no trabalho, seja no carro, seja em casa (valem-me as tarefas maternais e as domésticas para me fazer andar de pé e a pé, mas quando isso acontece por muito tempo, fico com umas dores parecidas com o que as pessas com dor ciática descrevem, mas mais em versão suave, desde o segundo trimestre da gravidez, mais ou menos, e nunca mais passou).

O mais importante é que começar a ir uma vez por semana é, acima de tudo, a ponte para uma nova vida, é ir novamente sentir o “cheiro do ginásio” (não me refiro a nenhum cheiro corporal em concreto!, é uma figura de estilo, ok?), voltar a estar “fardada para a guerra”, a esforçar-me, a ver pessoas à minha volta com a mesma motivação, a sentir-me parte daquilo, daquele culto, daquela identidade.

Engraçado como o ser humano precisa desta sensação de pertença. Seja a um clube futebolístico, seja a um partido político, à paróquia, àquele café do costume, ou, neste caso, ao ginásio. Quando treinava intensamente no outro ginásio, e uma vez que fui das primeiras sócias, comecei a perceber que havia uma “nata” dos verdadeiros “treinantes”, ou seja, aqueles que estão sempre lá, todos os dias, quer chova quer faça sol. Eu pertencia orgulhosamente a essa nata, e era reconhecida como tal, e reconhecia os outros. O cumprimento entre os que ali estão sempre é diferente, é um sorriso cúmplice, aquele encolher de ombros do “cá estamos outra vez, não é?...”, como quando a nata fazia RPM seguido de Body Pump na sexta à noite e no sábado de manhã lá estava caída novamente no RPM. Olhávamos uns para os outros com aquele ar como quem surdamente se diz: “sim... somos malucos... é verdade... mas somos felizes...”.

Agora claro que ninguém me conhece nem conheço ninguém, não é disso que se trata, mas todos nós, os que estamos ali, pertencemos a um mesmo projecto, sejam quais forem os objectivos, mas todos temos este “segredo”, que à hora de almoço a nossa vida pára, já não somos engenheiros, advogados, consultores, doutores, para sermos todos pessoas a fazer pela vida, a correr pela vida, a espairecer através do exercício (também gosto muito de espairecer pelas compras, mas o Sunshine não sei porquê prefere que espaireça no ginásio...).

Os treinos não são muito intensos, tenho que me mentalizar que já não sou essa menina de ginásio que fui, e o tempo não é o mesmo, nem a assiduidade, limito-me a correr (tenho que investir mais na parte cardiovascular para queimar!!), a andar no rotex ou no wave, uns dias remo, outros ando na bicicleta, faço uma parte de musculação, mais nas pernas que é o que gosto mais (ontem fiz costas e hoje não me mexo da cintura para cima) e abdominais, aí sim, daqueles mesmo em prancha, com o relógio a não me deixar fazer batota, é mesmo para doer e acabar de vez com esta barriga de três meses de gravidez (no caso de uma grávida normal, no meu aos 3 meses tinha menos barriga que agora...).

A verdade é que o hábito lá se perpetuou umas semanas, e esta já consegui ir duas vezes! E por enquanto é este o objectivo, se depois der para passar para as 3, melhor, e assim sucessivamente, mas sem pressas, o que interessa é fazer alguma coisa.

Também tenho feito umas saladinhas, se bem que ontem fiquei com tanta fominha por ter treinado e ter comido só uma salada com uns 4 bocadinhos de requeijão e umas 4 nozes, que saí do trabalho e fui atirar-me a uma sandes de delícias do mar!

Este fim de semana eu e o Sunshine vamos fazer a primeira pesagem na minha balança super hiper mega XPTO, daquelas que aparece o nível de massa gorda e de hidratação e tudo, e em Fevereiro vamos começar a fazer dieta...

Depois ponho-vos a par dos nossos progressos, se houver!...


Sem comentários:

Enviar um comentário