sábado, 31 de agosto de 2013

As férias de uma grávida de sete meses e mãe de uma filha de dois anos- parte I

Cá estamos nós de regresso das férias!

Foram duas semanas com muita coisa para contar e partilhar, por isso vou dividir em vários posts, pois alguns temas merecem só por si um post!

A primeira semana estivémos no Alvor, na casa dos avós maternos, com quem ainda estivémos uns dias em comum, e a rotina era sempre igual!

Levantávamo-nos cerca das oito, pequeno almoço, creme, fato de banho, e lá íamos nós para a praia, cerca das nove. A Luazinha ADORA praia, adora brincar na areia até ficar um croquete, fazer castelos e bolinhos de areia com as forminhas, ir 558 vezes à água encher os baldes, e depois chegar à toalha e despejá-los em 2 segundos para cima de si própria (e da toalha...), já não tem medo da água, mesmo quando leva com algumas ondinhas, ri-se, mas ainda não é de grandes banhos. Por volta das onze comia uma merenda, umas bolachas de pequeno almoço com fibra, iogurte líquido e fruta.

Tive sempre o cuidado de colocar protector factor 50 (o da Luazinha é o 50 mineral, nunca menos do que 50 numa criança desta idade, please!), e de estar sempre à sombra naquelas cadeiras dos velhotes, mas mesmo assim ia ficando bronzeada o que demonstra como o sol está forte!

Cerca do meio dia, uma, íamos embora, e a verdade é que o caminho para o carro para mim era um verdadeiro tormento! O calor era mais que muito, para mim então ainda mais, carregar as coisas, a barriga, e por vezes ainda a Luazinha, quando lhe dava a preguiça e não queria andar, era dose!!! O Sunshine também parecia uma mulazinha de carga, e por vezes ainda com a filha ao colo, chegávamos ao carro completamente estafados e a suar em bica.

Depois do almoço íamos pôr a Luazinha a dormir a sesta, e, como o quarto ali era comum, acabávamos por ficar os três a dormir a sesta, o que me soube muuuuuuuito bem! É que com o calor, as noites eram sempre mal dormidas, e assim sempre dava para recuperar.

Ao fim da tarde íamos com ela à piscina, que ela também adorava, ou andávamos na piscina dos pequeninos a jogar à bola, ou na grande sempre ao meu colo. Este ano já quis dar mergulhinhos e achou muita piada, mas no mar só quis um! Soube-lhe a sal! Comprei umas braçadeiras, mas confesso que sou um pouco renitente quanto ao seu uso... Acho que o melhor é aprenderem a nadar e desenvicilharem-se na água por eles, e a braçadeira acaba por ser uma falsa segurança.

No meu caso pessoal, entrei na natação com 6 anos a aprendi a nadar desde logo, e sempre adorei água e tive imenso à vontade dentro dela, mesmo que fosse enrolada ou estivessem uns ondões de 5 metros (em sentido metafórico, claro...), lá andava eu toda contente. E mesmo antes dos 6, sempre tive à vontade dentro de água, mas lembro-me de usar braçadeiras nas piscinas e de uma ter esvaziado e eu ter começado a ir para dentro de água, até o meu irmão saltar à água e "salvar-me"!

E vocês? Acham que é mais seguro eles irem com braçadeiras? Ou é melhor não lhes dar essa "bengala" e ir com eles para a natação o quanto antes?

Bem, depois da piscina eram os banhos e o jantar, ou fora ou em casa, brincadeira, história, e por volta das onze (pois a sesta acabava sempre às seis e meia, sete), caminha!

Uns dias estivémos também com uns amigos cujo filhote vai ser coleguinha de escola da Luazinha (sim, isso é tema para outro post...), para se começarem desde já a enturmar e não sentirem tanto a entrada na escola...

Eu adoro praia, mar, água, mas para mim, com este barrigão, e com o calor, estava a ser uma rotina algo difícil, sentia necessidade de estar numa câmara frigorífica pelo menos por uns minutos, cheguei a ponderar voltar para Lisboa na segunda semana, ou ir para uma serra (bem, com os incêndios idiotas que abundam no nosso país, também não ia sentir "fresquinho" nenhum), ainda assim, foi bom ver a Luazinha tão contente e divertida!

Aconselho vivamente, para quem estiver a planear uma gravidez atempadamente, a evitarem estar grávidas no Verão, eu tive a Luazinha em Maio e ainda sofri bastante com o calor, mas isto é MUITO diferente,  desta vez sinto-me muito mais pesada, é muito mais difícil!

Bem, a segunda semana de férias fica para mais um ou vários posts que se seguirão!

E as vossas férias? Como correram?

Sem comentários:

Enviar um comentário