quinta-feira, 15 de maio de 2014

Praia com bébés- Dicas e cuidados

O pequeno texugo cá da casa já foi à praia!! Foi o início da época balnear, e foi um dia espectacular, muuuito melhor do que eu esperava!

A M., claro, estava radiante de finalmente voltar à praia, e este ano entretem-se muito mais sozinha, com os seus baldinhos, a fazer bolinhos, castelos, etc, e não nos pede de 3 em 3 minutos para ir à água encher os baldes como no ano passado.




O S., por seu lado, como é bastante cusco observador, estava entretidíssimo a observar tudo que o rodeava, e, portanto, passou umas horinhas assim sossegadinho, sem um único choro (o que por vezes em casa é difícil!!).





Eu, por meu lado, aproveitei a calmaria e fui mesmo dar um mergulho, pois praia para mim sem banho não é praia, e a água estava óptima!


Apesar de estarmos sempre à sombrinha, fomos embora à hora recomendada, e acabámos a comer uma bela moqueca de camarão no "Prazeres da Carne" na Casa da Guia.





Por muito que queriamos ser práticas, quando vamos para a praia com crianças, e muito mais com bébés, convem ter alguns cuidados especiais!

1. Horas- Não convem abusar, especialmente quando o sol está muito forte. 11h30m, no máximo, é uma boa hora para pensar em ir embora. Bébés com menos de 1 ano não devem sequer ficar expostos directamente ao sol, a não ser bem cedinho pela manhã.

2. Protector solar- O protector ideal é um que seja de uma marca de confiança (de farmácia), factor 50 +, mineral. Antes dos 6 meses, não é recomendado o uso de protector solar, devido à ainda hipersensibilidade da pele do bébé (quando a M. tinha 3 meses "barrei-a" de protector e a pele dela reagiu muito mal).

3. Roupa- O mais leve e confortável possível. Tecidos orgânicos como o algodão são uma boa opção. Ou então, ficar mesmo só com o fato de banho ou calções.

4. Calçado- na areia: descalços! Para o caminho, sandálias de plástico (e até para algumas incursões até à beira mar ou à água, para proteger das conchas, pedrinhas e do malfadado peixe aranha- meu amiguinho de longa data).

5. Areia- Não convem deixar um bébé pequeno em contacto directo com a areia, pelo risco de infecção por microorganismos. Por isso, levar uma toalha grande para o bébé estar à vontade. Ultimamente tenho substituído as toalhas por "futahs", que sempre são mais leves, secam mais depressa, e são super giras!

6. O que levar para "comes e bebes" (válido para bébés, crianças e adultos!): bolachas simples (água e sal, integrais, maria, torrada, de aveia- evitar bolachas muito doces, com recheios, etc), fruta (uvas, maçãs, pêras), águas ou águas de côco (muito hidratantes e já se vendem em pacotinhos com palhinha e tudo!);

7. O que levar além do "comes e bebes": fraldas, resguardo e toalhitas (para a as eventuais mudas de fralda), protector solar, placa de gelo e saco térmico (se levarmos comida), chapéus ou bonés, baldes e brinquedos para praia, piscina insuflável (para o caso de ainda não querermos levar o bébé a banhos).



Sem comentários:

Enviar um comentário