segunda-feira, 17 de março de 2014

Porque nunca se devem deitar foguetes antes da hora...

Almoço agradável na Casa da Dízima... uma bela vista para o mar, uma comidinha saborosa mas saudável (Dra. Iara, se me estiver a ler, comi sopinha de legumes, um salmãozinho com molho de laranja e creme de espargos e pronto... foi só isso.... e um souflé de chocolate em espuma de menta.. hmmm... mas foi a meias com a M.... mais nada!...), o S. a dormir no ovinho, cansado dos ares da beira mar, a M. super bem comportada e radiante por estar a comer fora (não sei a quem sai, mas adora! Mal vê uma esplanada começa logo a dizer: "Quer comer!! Quer comer!!"), e eu e o T. a gozar aquela paz de espírito, e a comentar entre sorrisos:

- "Isto está a correr mesmo bem!"
- "Sim, agora vai sempre correr bem, porque agora temos as melhores fases deles: temos um bébé que é bonzinho e porta-se bem assim nestes sítios, e uma menina já mais crescida que já sabe comportar-se decentemente!"
- Pois, podemos aproveitar e usufruir!
- Pois!..
(minuto e meio de silêncio)
Sebastião- "BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!! AAH AAH AHHH AAAHHHH!!! BUÁÁÁÁÁ!!!" - como se repentinamente tivesse baixado o demo do choro, assim sem qualquer aviso prévio, só mesmo para embirrar com o que os pais acabavam de dizer!
Posto isto, começa a Madalena a dar saltos na cadeira:
- "QUER SAIR! QUER VER O SEBASTIÃO!! QUER SAIR!! QUER BOLO! QUER BOLO!"

A partir daí foi sempre em modo "gestão complicada": gerir o choro do S., que treinava para vir a ser o Pavarotti da geração dele, gerir (ignorar, mais precisamente) os olhares de crítica oriundos das outras mesas, gerir as expectativas e impulsos da M. que ora queria estar sentada, ora sair da cadeira, ora estar no colo do pai, ora no colo da mãe, gerir a refeição do S.- sopa- que ia mais para o babete, para as mãos e para a cara do que para a boca, gerir a tentativa de comer saboreando a comida em vez de a enfiar na boca o mais rapidamente possível a ver se nos íamos embora de vez!! Enfim!

Moral da história: com uma miúda de quase 3 anos e um bébé de meses... nunca deitar os foguetes antes da hora...

Sem comentários:

Enviar um comentário